sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Chega a 100 número de cidades atingidas por enchentes em Santa Catarina

O número de municípios de Santa Catarina atingidos pelas enchentes do início da semana chegou a cem na noite desta quarta-feira (14). Onze decretaram estado de calamidade pública, e 59, situação de emergência. No total, 981.205 pessoas foram afetadas. Três morreram.
Santa Catarina recebeu na terça e quarta-feira cargas de medicamentos destinadas pelo Ministério da Saúde às vítimas. Os kits foram encaminhados para as áreas mais atingidas, mas encontraram dificuldade para chegar aos destinos. 
“Em Rio dos Cedros, só conseguimos chegar por uma estrada vicinal através de Trombudo Central. Tivemos que ir de helicóptero da Polícia Militar para levar insulina ao município de Laurentino, porque metade da cidade não tinha acesso aos postos de saúde”, disse a diretora estadual de assistência farmacêutica, Maria Teresa Agostini.
Uma das principais preocupações das autoridades sanitárias é evitar um surto de leptospirose, causada por bactéria proveniente da urina de animais. O período médio entre a contaminação e os sintomas iniciais (geralmente febre alta, forte dor de cabeça e muscular) é de dez dias.
“Com a experiência adquirida em 2008, a partir do momento em que a pessoa manifesta os primeiros sinais da doença já tratamos logo com amoxicilina”, disse Maria Teresa.

 

Mais chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para esta quinta-feira (15) dia nublado com chuva no Vale do Itajaí, região de Santa Catarina mais afetada pelas enchentes da semana passada.
O Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia (Epagri) esclarece que o acumulado de chuva em todo o Estado deve ser pouco significativo, variando entre 10 e 35 milímetros.

Imagens Via Satélite